Pular para o conteúdo principal
fflch
 
Cenedic

Navegação principal

  • Home
  • Histórico
  • Eventos Anteriores
  • Linhas de pesquisa
  • Convênios
  • Grupos de pesquisa
  • Contato
  • Pesquisadores

Fórum Cenedic

logo

O Fórum Cenedic é um espaço de debate dos assuntos tratados pelo centro. Se quiser participar, escreva para forumcenedic@gmail.com.

 

O Cenedic  agora possui um instagram:

https://www.instagram.com/cenedic_usp

 

Outubro de 2022

 

Debate "As eleições de 2022 e a democracia"

cesse o vídeo aqui:

 

 

 

JUNHO 2021

“Americanismo” e “pressupostos do fascismo” no Brasil de Bolsonaro

Fellipe Bernardino, mestrando em Ciência Política na USP e membro do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (USP), discute o governo Bolsonaro.
Leia o texto completo.

O desenvolvimentismo republicano de Dilma Rousseff

Daniela Costanzo, doutoranda em Ciência Política na USP e membra do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (USP), discute  o lugar das empreiteiras no governo Dilma Rousseff.
Leia o texto completo.

MAIO 2021

O interregno estadunidense e o governo Biden

Nicole Herscovici, mestranda em Ciência Política na USP e membra do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (USP), discute a análise de Nancy Fraser.
Leia o texto completo.

A institucionalização da austeridade fiscal 

Alessandra Freixo e Rafael Costa, doutoranda e mestrando em Ciência Política na USP e membros do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (USP), discutem a consolidação da hegemonia neoliberal no Brasil.
Leia o texto completo.

ABRIL 2021

O enigma da hegemonia no pensamento de Francisco do Oliveira

Camila Góes, doutora em Ciência Política pela Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil (USP), discute hipóteses sobre o pensamento de Francisco de Oliveira.
Leia o texto completo.

A crise do lulismo: vestígios da autocracia burguesa?

Gabriel Oliveira, mestrando em Ciência Política pela USP e membro do Grupo Pensamento e Política no Brasil, associado ao CENEDIC, trata da derrocada do lulismo a partir da ideia de novo truncamento.
Leia o texto.

MARÇO 2021

Lula, Bolsonaro e o Nordeste: algumas notas

Michell Tolentino, doutorando do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil, associado ao Cenedic, discute o desempenho de Bolsonaro e Lula no Nordeste
Veja o texto completo

Reorganizando o jogo para 2022

Caio Barbosa, doutorando do Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil, associado ao Cenedic, discute a retomada dos direitos políticos de Lula
Veja o texto completo

FEVEREIRO 2021

Bolsonaro e o fascismo: do fenômeno psicológico à expressão neoliberal


Matina Lacerda, pesquisadora do CENEDIC, faz uma análise do bolsonarismo a partir de argumentos de Theodor Adorno e Wendy Brown. 
Veja o texto completo​​​​​​​​​​​​​​

Uma análise desde o Sul Global: sobre a tentativa de golpe nos EUA​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​O pesquisador do Cenedic Hugo Fanton apresenta uma análise do tema à luz da generalização da dependência no capitalismo contemporâneo.
Veja o texto completo.​​​​​​​​​​​​​​​​​​

OUTUBRO 2020

Gargalos num corredor já estreito

O professor do Departamento de Ciência Política da USP, Cicero Araujo, faz uma exposição sobre o livro The narrow corridor: States, societies, and the fate of liberty, escrito por Daron Acemoglu e James A Robinson. O texto traz um panorama das principais contribuições da obra, como o conceito de liberdade e sua relação com o poder de Estado e o poder da sociedade. 
Veja o texto completo

Família, mercado, liberdade de expressão e ressentimento nas ruínas do neoliberalismo

Já na reflexão de Marina Basso Lacerda, pós-doutoranda do Departamento dei Ciência Política da USP, o foco recai sobre a obra de Wendy Brown, tema de outubro no nosso ciclo de debates. A pesquisadora expõe os principais argumentos de Brown sobre a relação entre neoliberalismo, crise da democracia e avanço do autoritarismo, e mobiliza alguns dos conceitos para analisar a conjuntura atual da política brasileira.  
veja o texto completo

Um diagnóstico a partir das ruínas

Thais Pavez, professora  Departamento de Ciência Política da USP,  propõe uma leitura da obra de Wendy Brown em diálogo com a hipótese de Wolfgang Streeck sobre o “interregno” contemporâneo. Usando a ideia de “ruínas” como eixo conector, destaca a fragmentação da sociedade e do estado de bem-estar social nas nações do capitalismo central, e a internalização desses mesmos escombros, num “ethos neoliberal” para Streeck, e numa “subjetividade neoliberal” para Brown.
veja o texto completo

Comentários ao livro de Wendy Brown

Por fim, Cícero Araujo analisa passagens da obra da autora, tendo em vista as relações entre a política-norte americana e a crise da democracia em geral
Veja os comentários aqui

JULHO 2020

A Revista Rosa publicou na 3ª série do número 1  os comentários sobre o livro de de Branko Milanović Capitalismo sem rivais: O futuro do sistema que domina o mundo, elaborados no âmbito do ciclo de leituras 

Pensando alto sobre narrativas eloquentes

Lena Lavinas

Branko Milanović e as consequências da solidão do capitalismo

Cícero Araújo

Sobre Capitalismo sem rivais, de Branko Milanović

Marcelo Coelho

A crítica hesitante de Milanović

Fernando Rugitsky

​​​​​​​​​​​Capitalismo realmente existente

André Singer

​

Desenvolvido com Drupal

Developed by Dropthemes.in